18 de outubro de 2022

5 qualidades de uma boa Recepcionista

 

As recepcionistas são a imagem inicial de uma empresa, o que pode iniciar o brilho no olho de um cliente, mas afinal o que é preciso ter para ser uma boa profissional na área.

A recepção é compreendida por alguns administradores como o coração de uma empresa. No geral, essa percepção está atrelada ao fato dos colaboradores elencados para este local interagirem diretamente com os clientes nos mais diversos estabelecimentos. Assim, assegurar as qualidades do recepcionista é uma forma de gerar mais organização e coerência na prática diária de atendimento.

1. Proatividade no cotidiano de trabalho

Uma característica fundamental para qualquer profissional e uma das qualidades mais importantes em uma recepcionista é a sua proatividade. Além de serem o primeiro contato de clientes com uma empresa, são elas que cuidam de todo o funcionamento das suas atividades e da sua rotina.

Uma recepcionista precisa saber todas as informações sobre o local, estar à disposição em casos de dúvida, além de estar apta a resolver eventuais problemas que possam surgir.

2. Cordialidade no trato aos clientes

Um dos desafios do trabalho de uma recepcionista é conseguir lidar com pessoas de diversos perfis, sempre de forma amável é essencial para essa profissional saber contornar situações dramáticas de forma cordial e ser uma referência positiva do nome da empresa que representa.

3. Discrição na atuação

Uma recepcionista precisa lidar com diferentes pessoas diariamente. Classe social, aparência ou etnia não devem ser requisitos para julgar um cliente ou privar alguém de um atendimento.

Manter a discrição é fundamental para o bom trabalho de uma profissional, seja na forma de se relacionar com os clientes e nas conversas com outros colaboradores, seja  até mesmo em relação à sua aparência.

Tendo isso em vista, roupas e unhas discretas, maquiagem leve e poucos acessórios são importantes para manter o foco no que é indispensável no ambiente de trabalho, que é a prestação de um serviço de qualidade.

4. Boa comunicação no atendimento

Se comunicar bem deve ser uma das qualidades de uma recepcionista, que lida com o atendimento de clientes e outros profissionais de uma empresa. Uma linguagem clara e objetiva.

Sobretudo, alguém que lida com pessoas diferentes, de faixas etárias, condições sociais ou cidades de origem distintas precisa evitar gírias ou palavras muito rebuscadas e, sob hipótese alguma, falar palavrões. É muito importante ter cuidado também com a linguagem escrita. Erros de ortografia podem passar uma imagem de incompetência, não apenas para a profissional, como para a empresa.

5. Organização

Para conseguir lidar com todas as demandas, exames, telefonemas, solicitações e atendimentos ao cliente, é preciso se organizar. Ter uma agenda com datas e horários das atividades permite direcionar o tempo para atender bem os clientes.

Um local em que as coisas estejam sempre à mão e possam ser encontradas facilmente facilita a rotina, agiliza a prestação dos serviços e melhora a qualidade do trabalho de qualquer profissional.

Entre em contato conosco e agende uma reunião e conheça nossas soluções.
?

https://www.gbservicos.com.br/
comercial@gbserviços.com.br ?
(11) 2693-5290?