Você Sabe o que é Faciliteis?
Esse termo surgiu nos Estados Unidos, lá nos anos 60, e é comumente associado à infraestrutura da empresa. A ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) define o que é facilities como uma “função organizacional que integra pessoas, lugares e processos com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do core business”. Em resumo é a aplicação de mão-de-obra especializada e dedicada à serviços dentro de uma empresa. É reunir um conjunto de serviços e valores que, se bem integrados e racionalizados, poderão reduzir os custos e aprimorar a qualidade global da organização.
Saber o que é facilities é essencial para todo gestor que deseja se manter antenado em relação ao mercado e que quer aprimorar algumas áreas de seu empreendimento.
Os benefícios da área de facilities
Quando entendemos o que é facilities conseguimos perceber mais facilmente seus benefícios. A área pode colaborar tanto com grandes empresas, já que dessa forma elas não precisam focar em atividades menores, como com os pequenos negócios. Isso porque uma das maiores vantagens desse setor é a redução de custos, especialmente com aquelas tarefas que têm uma baixa periodicidade.
Além disso, empresas que prestam serviços terceirizados costumam ter um time de colaboradores experientes e qualificados para as atividades. Como são especialistas naquela área, podem oferecer um trabalho de ponta que, do contrário, talvez nem chegasse a ser feito.
Como minha empresa pode se beneficiar com os contratos de Facilities?
Como Facilities é uma conceito criado para gerenciar grande número de atividades, empresas, indústrias, condomínios residenciais e comerciais já incorporaram esse tipo de administração.
Não somente pela inúmeras facilidades que as organizações recebem, mas também por ter oportunidade de terceirizar atividades como limpeza, conservação, segurança, recrutamento e seleção. O que proporciona economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim.
Vale dizer que, para a empresa acertar numa gerência de Facilities adequada, é importante saber que se trata de uma atividade auxiliar que abrange e coordena atividades de manutenção predial, trazendo benefícios como
- redução de custos e otimização de recursos;
- cumprimento de indicadores rígidos de qualidade;
- padronização da equipe de terceirizada;
- coordenação de Recursos Humanos;
- a disponibilização de infraestrutura.
?
Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com a GB. ?