Você sabia que o morador pode ajudar a melhorar a segurança do condomínio?
Print

Você sabia que o morador pode ajudar a melhorar a segurança do condomínio?

A segurança do seu prédio pode ser muito mais  eficaz com a ajuda dos moradores. Embora o porteiro seja responsável pela segurança em geral, é muito importante que o mesmo alinhe boas práticas com os moradores, de forma que o ambiente seja cada vez mais seguro.

Afinal, no que um morador pode ajudar no que se refere a segurança? Bom, existem infinitas possibilidades, mas algumas são bem simples, como por exemplo, evitar deixar portões de entradas abertos, verificar cada visitante antes de liberar e até mesmo não permitir que se autorize qualquer tipo de contato pessoalmente sem validação da segurança predial. As práticas de segurança visam evitar brechas na rotina do condomínio.

 

A forma como o morador age em relação ao seu apartamento influencia diretamente na segurança em condomínio. Por isso, mantenha um sistema de segurança simples, porém eficiente:

 

 

Protocolos reduzem riscos e minimizam prejuízos

Protocolos servem para reduzir riscos através de procedimentos padrão. Eles devem ser definidos pelo síndico, repassados a todos os condôminos e revistos periodicamente em assembleias.

 

Portaria, um assunto delicado

É sempre interessante manter um bom relacionamento com porteiros e vigias, ainda que sem excessos. Reconheça os esforços de cada funcionário, compreenda e elogie iniciativas em prol da segurança em condomínio.

 

Contudo, evite deixar objetos no local e nunca o “autorize” a receber encomendas ou a deixar alguém que não é morador entrar apenas porque já é conhecido do prédio.

 

Investir em equipamentos de segurança

Há muito tempo a tecnologia é utilizada para melhorar a segurança de lojas, empresas e indústrias. Porém, há pouco mais de uma década, as ferramentas foram adaptadas para uso em residências e condomínios. E com a alta taxa de violência sendo um dos grandes males do século XXI, o investimento em equipamentos de segurança tornou-se algo primordial.

A mais de 20 anos atuando no mercado, a GB Serviços oferece toda a estrutura administrativa e operacional, por meio de terceirizações, para empresas de diferentes portes e áreas, atendendo segmentos diversos como condomínios, indústrias, escritórios administrativos, hospitais, entre outros segmentos.