Você sabia que o morador pode ajudar a melhorar a segurança do condomínio?
A segurança do seu prédio pode ser muito mais eficaz com a ajuda dos moradores. Embora o porteiro seja responsável pela segurança em geral, é muito importante que o mesmo alinhe boas práticas com os moradores, de forma que o ambiente seja cada vez mais seguro.
Afinal, no que um morador pode ajudar no que se refere a segurança? Bom, existem infinitas possibilidades, mas algumas são bem simples, como por exemplo, evitar deixar portões de entradas abertos, verificar cada visitante antes de liberar e até mesmo não permitir que se autorize qualquer tipo de contato pessoalmente sem validação da segurança predial. As práticas de segurança visam evitar brechas na rotina do condomínio.
A forma como o morador age em relação ao seu apartamento influencia diretamente na segurança em condomínio. Por isso, mantenha um sistema de segurança simples, porém eficiente:
- portas de acesso sempre trancadas;
- janelas com trancas reforçadas e grades;
- olho mágico 180 graus ou digital;
- fechaduras quádruplas ou eletrônicas.
- Na hora do descanso, procure trancar as portas intermediárias, isolando os cômodos e crie um canal rápido de comunicação com grupos de Whatsapp entre vizinhos ou familiares. A prevenção é o melhor sistema de segurança em condomínio.
Protocolos reduzem riscos e minimizam prejuízos
Protocolos servem para reduzir riscos através de procedimentos padrão. Eles devem ser definidos pelo síndico, repassados a todos os condôminos e revistos periodicamente em assembleias.
Portaria, um assunto delicado
É sempre interessante manter um bom relacionamento com porteiros e vigias, ainda que sem excessos. Reconheça os esforços de cada funcionário, compreenda e elogie iniciativas em prol da segurança em condomínio.
Contudo, evite deixar objetos no local e nunca o “autorize” a receber encomendas ou a deixar alguém que não é morador entrar apenas porque já é conhecido do prédio.
Investir em equipamentos de segurança
Há muito tempo a tecnologia é utilizada para melhorar a segurança de lojas, empresas e indústrias. Porém, há pouco mais de uma década, as ferramentas foram adaptadas para uso em residências e condomínios. E com a alta taxa de violência sendo um dos grandes males do século XXI, o investimento em equipamentos de segurança tornou-se algo primordial.